CIPA realiza ação de luta contra a Aids

CIPA realiza ação de luta contra a Aids

No dia 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), realizou uma ação de prevenção contra HIV – o vírus da Aids, na UNIFEOB.

Os colaboradores da UNIFEOB receberam informações sobre o contágio e as formas de prevenção da doença, que tem mais de 820.000 casos registrados no Brasil, conforme os dados do Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2016. O boletim também aponta que o grupo mais vulnerável são os jovens, com idade entre 18 e 24 anos.

A AIDS ainda não tem cura, mas existem medicamentos distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde, com o objetivo de garantir a qualidade de vida do portador de HIV. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, o paciente tem mais chances de conseguir se prevenir das doenças oportunistas.

As campanhas são de extrema importância para a conscientização. Criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial de Luta contra a Aids, reforça a relevância do combate e da conscientização sobre a necessidade de prevenção e também deixa claro que precisamos nos informar sobre a síndrome para eliminarmos o preconceito.