Ciências Biológicas em atividade de Botânica

Ciências Biológicas em atividade de Botânica

Já imaginou que fantástico descobrir como as plantas se desenvolvem e quais suas atividades vitais? Os estudantes do Curso de Ciências Biológicas têm a oportunidade de visualizar a perfeição de cada sistema.

Dentro da unidade de Botânica é possível conhecer a morfologia externa das plantas, que compreende todos os órgãos: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

De acordo com a professora Dra. Eliana Pereira Chagas, a morfologia é importante, não apenas para entender como as plantas se adaptam aos ambientes, como também para o trato agrícola, e especialmente para a classificação dentro da sistemática, identificando-se corretamente as espécies vegetais.

“Nas aulas realizadas nos laboratórios, os universitários analisam o material botânico e aprendem a classificar as plantas até o táxon família, usando chaves de sistemática”, explica a professora.

BOTÂNICA

A botânica é um ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas, dos fungos e das algas. É uma disciplina que apresenta subdivisões para ser mais bem estudada, assim sendo, podemos classificá-la em:

Botânica descritiva: ramo da botânica que tem como principal meio de pesquisa a observação. As linhas de pesquisa das áreas de morfologia, botânica sistemática (ramo da botânica que classifica os vegetais), fitogeografia, taxonomia vegetal, paleoecologia são algumas subáreas da botânica descritiva.

Botânica aplicada: é o ramo da botânica que estuda as plantas de acordo com as relações que os homens estabelecem com elas, como a botânica farmacêutica (uso de plantas medicinais pelos homens), botânica agrícola (uso das plantas na agricultura), fitopatologia (estuda as doenças que acometem as plantas úteis aos homens), interação de microrganismos com a planta, polinização, cultura de tecidos etc.