Acontece na Unifeob

UNIFEOB realiza capacitação para pesquisa

A  UNIFEOB realizou no sábado, dia 24 de setembro, as oficinas que fazem parte do programa institucional de iniciação científica. A iniciativa é um convênio entre o núcleo de pesquisa institucional composto pelos professores: Tiago Tezotto, Michele Colla e Patrícia Furlanetto e o Instituto Federal de SJBV (Laletec).

Os temas debatidos pelos participantes foram: “Projetos de Pesquisa”, “Pesquisa bibliográfica e fontes de informação” e “O uso de ferramentas digitais na metodologia de pesquisa científica”.

A professora Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues ministrou a oficina Redação de Projetos de Pesquisa. Nesta atividade, a proposta é apresentar a estrutura textual de um projeto de pesquisa com vistas à redação adequada desse gênero científico no que diz respeito ao eixo temático, à composição e ao estilo da linguagem. Todas as seções do projeto serão apresentadas conceitualmente e serão trabalhadas estratégias que confiram ao texto um alcance argumentativo mais eficaz.

Pesquisa bibliográfica e fontes de informação foi o tema ministrado pela Bibliotecária Maria Carolina Gonçalves. A proposta da oficina é apresentar as fontes de informação digitais disponíveis em cada uma das três áreas do conhecimento e desenvolver as estratégias de busca para a seleção de trabalhos acadêmicos que possam fazer parte da coletânea teórica de pesquisas nos cursos de graduação e pós-graduação atendidos.

O uso de ferramentas digitais na metodologia de pesquisa científica, foi a oficina ministrada pelo professor Gustavo Aurélio Prieto. A proposta desta oficina é apresentar uma tipologia de ferramentas digitais disponíveis para a coleta, tratamento e apresentação de dados, durante os procedimentos metodológicos, em cada uma das três áreas do conhecimento, prevendo-se a abordagem de temas diferentes e aplicações diversas, para fins de otimização do gerenciamento de tempo e qualidade da pesquisa.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados