Biologia dentro do Campus Mantiqueira

Durante a aula de História da Ciência, os estudantes do Curso de Ciências Biológicas percorreram o campus da UNIFEOB em busca de registrar objetos de estudo da Biologia.

Assim, de forma dinâmica, teórica e prática, os futuros biólogos tiveram contato com a obra de Francis Bacon e suas reflexões sobre o empirismo e o método indutivo.

“A ideia era desenvolver uma dinâmica na qual, após uma exposição e a exibição de alguns vídeos sobre o tema, fosse possível refletir sobre como a Biologia se vale muitas vezes de análises empíricas e dedutivas acerca da um grande e variado número de objetos e fenômenos”, explica o professor João Fábio Diniz.

Ele conta que após a primeira parte da aula, que foi expositiva, os universitários foram convidados a caminhar pelo campus para localizar objetos da Biologia que sejam fontes de estudos empíricos e indutivos.

“Os estudantes saíram para fotografar tais objetos para que, na segunda parte da aula, produzíssemos em grupos descrições sobre como as análises empíricas e indutivas se articulariam em sua apreciação científica”, descreve, empolgado, o professor.

Segundo ele, dessa maneira, é possível tornar visível e palpável a discussão teórica/histórica sobre uma forma de análise muito importante para a consolidação de uma série de ciências modernas, como a Biologia.