Aulas gratuitas de Braille favorecem a inclusão

Em pequenas turmas que mesclam pessoas com deficiências visuais, interessados e voluntários a UNIFEOB realiza o curso gratuito de Braille, que é o principal método de leitura para este público.

Todos participantes, possuindo ou não deficiência, são convidados a participar de um mini-vivencial para orientação e mobilidade no qual experimentam a sensação de não enxergar.

O Curso é aberto para alunos da UNIFEOB, profissionais de qualquer área, professores de maneira geral e para pessoa com deficiência visuais.

A professora das aulas de Braille, Renata Melo é um exemplo para todos os alunos e voluntários. Ela é deficiente visual e também formada em Direito pela UNIFEOB.

“Saber que existe um método para que o deficiente visual possa ler e assim estar inserido no ensino é algo muito importante para a comunidade”, ressalta Renata.

Segundo Renata, as pessoas de qualquer área de atuação precisam estar capacitados para receber pessoas com deficiência com a responsabilidade que merecem.

A UNIFEOB disponibiliza para a comunidade uma biblioteca Braille.

Vale observar, que no caso de crianças, elas devem estar matriculados em escola regular e em fase de alfabetização, assim como os adultos, que devem ser alfabetizados ou frequentar cursos de alfabetização como o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Curso certificado de extensão universitária, conta também como atividade complementar para qualquer curso de graduação.

Fevereiro – 20 e 27

Março – 5, 12 e 19