ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA PUBLICAM TRABALHO NA REVISTA CÁLCULO.

Sob orientação do Prof. Dimitrie Hristov Sobrinho alunos do curso de matemática no segundo semestre de 2014 desenvolveram um Projeto para apresentação no UNIVERSO UNIFEOB intitulado “Correio elegante com matrizes e criptografia”. A ideia de apresentar um conceito matemático estudado em sala de aula em uma aplicação real partiu dos alunos do módulo 4 do curso de licenciatura em Matemática em 2014.

Decidimos então que seria propícia uma apresentação no UNIVERSO UNIFEO pela alta participação de estudantes e professores, entre outros que estariam prestigiando o evento conclui o prof. Dimitrie.

Sugeri um trabalho que contemplasse a aplicação do conceito de inversa de uma matriz, então a partir de algumas ideias e sugestões vindas dos alunos elaboramos um correio elegante usando a criptografia com matrizes quadradas de ordem 2. Trabalhamos por duas semanas com dois grupos distintos, onde um grupo ficou responsável pela entrada dos dados (codificar uma mensagem) e o outro grupo ficou responsável pelo retorno da mensagem (decodificar uma mensagem). Utilizamos uma planilha eletrônica, o MS-Excel para codificar e decodificar através de algoritmos pré-estabelecidos durante as aulas.

No evento utilizamos quatro computadores, sendo dois para entrada e dois para saída de dados ficando estes sob a responsabilidade dos alunos Renata Franceschet, Renata Oliveira, Michelle Gomes, Joana Rodrigues, Ana Paula, Scarlett Rossi, Kleber Ribeiro, Gabriela Santos e José Silva.

A atividade foi um sucesso durante o UNIVERSO UNIFEOB de 2014, então decidi submeter à edição da Revista Cálculo todo o trabalho realizado pelos alunos, e o resultado foi uma matéria publicada na Revista n° 54 / abril de 2015.