Alunos do Curso de Engenharia Civil da UNIFEOB visitam Edifício Tahiti

Poder analisar na prática ao vivo, podendo tocar, visualizar e ainda tirar as dúvidas com os professores é sem dúvida um momento privilegiado do processo de aprendizagem.

Assim fizeram os alunos do Curso de Engenharia Civil da UNIFEOB, que nos dias 17 e 26 de setembro estiveram no Ed. Tahiti para ver as estruturas de uma construção deste porte. Com isso, os universitários visualizaram as lajes pré moldadas, vigas, pilares e fundações de uma obra de quatro pavimentos. “Lá foram mostrados as estruturas já concretadas e armações de ferragens e fôrmas de vigas a serem concretadas.

Foram também apresentados os escoramentos das lajes e as treliças que compõe uma laje pré-moldada”, comenta o professor Sergio Michelazzo. Segundo ele, na alvenaria também foram mostrados blocos cerâmicos de fechamento de paredes e métodos de assentamento.

No canteiro de obras, foram mostrados também, as ferramentas usadas para esses serviços, assim como, estocagem, perdas e desperdícios de materiais, fato que suscitou a discussão sobre novos métodos de construção em que essas perdas possam ser reduzidas.