Ex-aluno da UNIFEOB desenvolve pesquisa na França

Em 2011 Hélio de Oliveira formou no curso de Letras da UNIFEOB e obteve a aprovação do projeto de pesquisa submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP, sendo contemplado com uma bolsa de estudo e pesquisa na Université Paris IV-Sorbonne, em Paris, na França, pelo período de um ano.

O trabalho será realizado como parte do doutorado em Linguística, iniciado na UNICAMP, que tem como objetivo a troca de experiências e a implementação de metodologia específica na área de Análise do Discurso. Um campo que está em ascensão, já que a compreensão dos diferentes discursos que circulam pelo espaço social, tem se mostrado essencial para compreender o funcionamento da própria sociedade.

Por se tratar de uma pesquisa que busca aproximar questões relativas à língua e questões referentes às práticas sociais, também está prevista a participação em seminários que acontecerão na École des Hautes Études en Sciences Sociales, a EHESS, também em Paris.

Pedrinho Souza

Colaboração: Professora Regina Célia Paschoal C. Lima