Aluna da UNIFEOB realiza estágio no Instituto Butantan, em São Paulo-SP

A estudante do 6º módulo do curso de Ciências Biológicas, Ana Lídia Jacintho Delgado, realizou o seu estágio obrigatório no Laboratório de Imunoquímica, no Instituto Butantan, em São Paulo-SP, em julho deste ano.

Ana Lídia teve a oportunidade de desenvolver atividades de extração de veneno de Loxosceles sp (aranha marrom), preparação de meios de cultura, contagem de células, dosagem de proteínas e ainda trabalhou com protocolos como ELISA (para IL1β e C3), citometria de fluxo, técnicas de eletroforese (SDS PAGE/Western blot), imunização de modelo experimental, contagem de células sanguíneas de equinos, expressão de glicoforinas A e C na superfície de eritrócitos humanos, por meio da citometria de fluxo e também acompanhou um ensaio de atividade esfingomielinásica de toxinas por fluorimentria.

Oportunidades como essa proporcionam aos universitários aprendizado prático de todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

“Esse estágio foi muito intenso, proporcionando uma aprendizagem fantástica, pois são protocolos realizados especialmente no Instituto, e poder acompanhar cada um deles foi inexplicável, além de contribuir muito para a minha formação. Eu vi a microbiologia e a imunologia puramente aplicada! ”, declara Ana Lídia.