9ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando acontece em outubro

Entre os dias 4 e 7 de outubro, o Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo receberá o Julgamento da 9ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando e Circuito Estadual Paulista, que promete agitar São João da Boa Vista, onde irá receber mais de 250 animais de 35 criadores de Girolando do estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, considerada uma das maiores  exposições do interior paulista.

O evento, que é organizado pelo Núcleo Girolando Vale da Mantiqueira, pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e pela Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos, tem como objetivo fomentar o setor, trazendo negócios, informações e novidades para criadores da raça Girolando de toda a região do Leste Paulista e Sul de Minas.

Este ano, diferentes das outras edições, o evento será realizado fora do período da tradicional festa da “EAPIC”, dessa forma, traz mais atrações ligadas a área da pecuária leiteira, agronegócios e entretenimento para a população, como o Shopping Animal onde ocorrerá a comercialização de animais, exposição de empresas, produtos, implementos e máquinas agrícolas. No local terá praça de alimentação, estacionamento gratuito e muitas outras atrações com entrada franca para o público.

Uma das novidades é o Workshop “Café com Leite”, que promoverá, gratuitamente, palestras ministradas pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da UNIFEOB, destinadas à estudantes, produtores rurais e interessados pela área.  Na quarta-feira, 4, à 16h30, após a abertura oficial da exposição, a professora da UNIFEOB Me. Cristiane Leite Figueiredo abre os workshops com a palestra “Boas Práticas de Manejo para Bezerros”. Logo após, às 17h30, é a vez dos médicos veterinários Amanda Ribeiro e Luciano Henrique Tonon, que abordarão o tema “Mastite em Vacas Leiteiras: Controle e o Impacto na Qualidade do Leite”.

No segundo dia de exposição, quinta-feira, 5, as atividades começam às 14 horas, com a palestra “Qualidade de Café”, ministrada pela Drª Elisângela Ferreira Furtado Paiva do Instituto Federal de Machado, e às 15 horas, o “Custo de Produção do Cafeeiro” será o tema abordado pelo Drº Cláudio D’Angieri Filho do Sebrae-SP. Para fechar o dia de palestras, às 16h30, o zootecnista formado pela FAZU Uberaba-MG e técnico e membro do Colégio de Jurados da Raça Girolando, Juscelino Alves Ferreira, profere sobre a “Caracterização Racial e Morfológica da Raça Girolando”.

Na sexta-feira, 6, as atividades começam a partir das 8 horas, com o julgamento dos animais da raça Girolando de três graus de sangue diferentes. Às 14 horas, o cronograma de palestras do Workshop “Café com Leite” continua. A Drª Adriene Woods Pedrosa, da Universidade Federal de Viçosa, fará a palestra “Manejo Nutricional como Ferramenta para Qualidade de Bebida”. Às 15 horas, será a vez do engenheiro agrônomo Eduardo Matavelli da Qualicafex de Espirito Santo do Pinhal, que falará sobre “As Tendências para a Qualidade e Sustentabilidade do Café”. O médico veterinário Cleocy Fam de Mendonça Júnior da ZOETIS fecha o ciclo de palestras com o tema “Avaliações Genômicas Impulsionando o Melhoramento Genético de Fazendas Leiteiras”.

O sábado, 7, último dia de evento, também estará repleto de atrativos. No período da manhã acontece a Final do Concurso “UNIFEOB de Qualidade de Café”, outra novidade dessa 9ª Exposição. Às 10 horas, será realizada a inauguração oficial do “Núcleo Girolando Vale da Mantiqueira”, fundado em fevereiro deste ano, com o objetivo de incentivar os criadores da raça em São João e região, e às 12 horas, terá o encerramento e premiação dos melhores expositores de Girolando.

Mais informações e toda programação das palestras e atividades do evento no site: www.nucleovaledomantiqueira.com.br

Fonte: Garba Assessoria e Marketing