1º Simpósio de Recursos Humanos na UNIFEOB

No dia 26 de abril, os estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos promoveram o 1º Simpósio de Recursos Humanos, com foco na discussão sobre a reforma previdenciária e a reforma trabalhista, que contou com a participação do curso de Administração.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que está em tramitação no Congresso Nacional, sobre a reforma da Previdência, gera muitas dúvidas. A idade mínima e o tempo de contribuição para obtenção da aposentadoria foram elevados, assim como o cálculo do valor do benefício.

Já o Projeto de Lei 6787/2016, que também está em tramitação no Congresso Nacional, trata sobre as possíveis alterações no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 – da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho e sobre trabalho temporário.

Segundo o governo federal, essas revisões são necessárias para equilibrar as contas da União e se ajustar ao novo perfil etário do brasileiro, pois a expectativa de vida aumentou e houve redução no número de nascimentos.

Organizado pelo professor José Marcos Prado, o evento da UNIFEOB reuniu cerca de 100 estudantes da Escola de Negócios, assim como integrantes da sociedade, empresários e servidores do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Participaram do debate o professor, ex-prefeito e ex-vereador de Espírito Santo do Pinhal, João Alborgheti, o professor e gestor da Sabesp, José Carioca, a professora e gestora de Recursos Humanos, Alessandra Silveira, a vereadora de São João da Boa Vista, Patrícia Magalhães, os servidores do INSS, Ana Paula Aguiar e Saulo Tadeu Valiero, o biomédico e empresário, Roberto Conceição Júnior, os alunos de Gestão de Recursos Humanos, Thalita Mistura e João Pedro Ferian.

O professor José Marcos do Prado, organizador do Simpósio, explica a relevância do tema para o momento. “Os profissionais das diversas áreas que fizeram parte da composição da mesa contribuíram de forma abrangente com a discussão do tema. Foi disponibilizado um link para que os alunos possam fazer as suas perguntas de forma contínua aos convidados. E considero que o evento, com fundamental apoio da UNIFEOB, superou as expectativas no que se diz respeito às reflexões sobre este importante momento do nosso país”.