Minicurrículos – Comportamento Animal

Yves Miceli

Médico Veterinário, Mestre em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (Campus Pirassununga – FMVZ – 2006). Especialista em Homeopatia pelo Instituto Homeopático François Lamasson (Ribeirão Preto SP 1996). Especialista em Nutrição Clínica de Cães e Gatos pela Escola Nacional de Medicina Veterinária de Alfort (Paris França 1999). Experiência de 14 anos em multinacional produtora de alimentos para cães e gatos (1996 – 2009). Membro do Comitê Técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos ANFAL Pet, e membro desse comitê desde 1998. Membro do Conselho Técnico da mesma associação que envolve além dos representantes das empresas do setor de alimentos para animais de companhia, professores com experiências na área de nutrição animal e de cães e gatos, e integrantes do Ministério da Agricultura, desde 2004. Membro da comissão cientifica do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (ANCLIVEPA-SP). Consultor da Revista Clínica Veterinária na seção de Pet Food. Diretor Geral e Proprietário da YM Vet Consulting Empresa de consultoria em nutrição animal. Sócio-proprietário da Nano Vet Nanotecnologia em Medicina Veterinária Consultor nas áreas Técnica e Científica, Controle de Qualidade, Serviço de Atendimento ao Consumidor, Assuntos Regulatórios e Formulações de empresas nacionais e multinacionais na área de Pet Food e Nanotecnologia, entre elas: CYNO, Anhambi Alimentos, Farmina Pet Foods e Innovatecs.

 

Carla Tieppo

Formada em Veterinária em 1995 pela Universidade de São Paulo, obteve título de doutora em Ciências em 2000, defendendo tese no Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP estudando a interrelação da dopamina e da colecistocinina em modelos comportamentais dopaminérgicos. Desde a conclusão da graduação é professora do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo sendo professora adjunto a partir de 2001. Ministra aulas de tópicos diversos em Fisiologia para os cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem, com especial ênfase em Fisiologia Respiratória e Neurofisiologia. Também leciona Neurologia para o curso de Psicologia da FACHS- PUC-SP. É pesquisadora ativa participando de linhas de pesquisa, apresentações em congresso e publicações em revistas nacionais e internacionais. Tem projetos aprovados junto à Fapesp e ao CNPq para fomento de pesquisa.Tem trabalhado junto a Comissão de Ética em Experimentação Animal da FCMSCSP, e das Comissões Científica e de ètica no Uso de Animais da FACHS-PUC-SP

 

Bárbara Goloubeff

Possui graduação (1980) e mestrado (1987), ambos em Medicina Veterinária, e doutorado em Ciência Animal, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente leciona Metodologia Científica na UNIPAZ-MG. Coordena cursos de pós-graduação em Homeopatia e Acupuntura Veterinárias, inclusive orientação de monografias de conclusão destas. Conferências e palestras versando sobre gastroenterologia eqüina, terapêuticas alternativas/complementares e bem-estar animal. Médica veterinária militar da Polícia Militar de Minas Gerais (1988-2007), professora da Universidade de Alfenas (1985-1988), professora adjunto III da Pontifícia Universidade Católica Betim (2007). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Terapias Alternativas e/ou Complementares, buscando uma integração da medicina entre as suas diversas vertentes terapêuticas. Atua principalmente nos seguintes temas: eqüino, cão, gato, acupuntura veterinária, homeopatia veterinária, terapia floral, agropecuária orgânica, fitoterapia, concurso público e enfermagem veterinária. Desenvolvimento contínuo de habilidades e da cultura geral, em paralelo com a prática profissional.

 

Mauro Lantzman

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é membro da comissão de ética da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etologia aplicada, relação homem-animal, animal doméstico, veterinária e bem-estar animal.

 

Rita Paixão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1994) mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Atualmente é professora associada e Diretora do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Atua no programa de pós-graduação em Medicina Veterinária da UFF e no programa de pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saude Coletiva ( PPGBIOS- UFF, UFRJ, FIOCRUZ, UERJ), como orientadora de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Bioética, com ênfase em Ética animal, ética ambiental, ética em pesquisa e Bem-estar animal.

 

Guilherme Marques Soares

Possui graduação em Medicina Veterinária (1996) pela Universidade Federal Fluminense e mestrado (2007) e Doutorado (2010) na área de Clínica e Reprodução animal pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Clinica de Pequenos Animais, com ênfase em Comportamento e Bem-Estar Animal. Atualmente é professor na Universidade Severino Sombra

 

Cristiane Schilbach Pizzutto

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (2006). É coordenadora do Shape Brasil e Membro do International Environmental Enrichment Conference Committee. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, enriquecimento ambiental e bem-estar animal.

 

Ceres Faraco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e estágio de doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2006/2007). Especialista em Toxicologia (PUCRS) e Ensaios Biológicos de Medicamentos (EPM-SP). Professora da graduação em Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT. Professora em Psicologia do IBGEN. Professora da Graduação em Veterinária da UniRitter dos Reis. Professora dos Cursos de Especialização em Dependência Química e Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, FACCAT. Professora do curso de Especialização em Terapia Assistida por Animais da Universidade de Valencia, Espanha. Professora da Especialização em Clínica de Felinos, Faculdade de Veterinária, UFRGS. Clínica autônoma de Comportamento Animal. Membro do serviço de Dermatologia do Hospital de Clinicas Veterinárias da UFRGS. Presidente da Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal Presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMVRS. Membro da Associação Latino-Americana de Zoopsiquiatria. Consultora técnica da Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal. Coordenadora do site de divulgação científica www.psicologiaanimal.com.br. Diretora científica e Professora do Instituto de Saúde e Psicologia Animal..Tem experiência na área de Veterinária, Psicologia e Saúde, com ênfase em Etologia, Técnicas de Observação de Comportamento, Psicologia Comparada e Saúde Pública. Pesquisa sobre os seguintes temas: Relação humano-animal, Comportamento Animal, Bem-Estar Animal, Base biológica do Comportamento, Terapia Mediada por Animais, Educação Humanitária, Intervenções em Saúde e Metodologia Observacional. Colunista semanal da rádio CBN sobre saúde e Psicologia Animal, Boletim "Patas, Pelos e Penas". Colunista do ClicRBS sobre Comportamento Animal.

 

Alexandre Rossi

Alexandre Pongrácz Rossi  ou ainda Alexandre Rossi  é um criador de animais,  zootecnista  e apresentador  brasileiro  que apresenta um programa chamado “Missão Pet” na National Geographic. Sua primeira aparição na televisão ocorreu no programa SPTV da Rede Globo. Desde 2009 é blogueiro do portal R7. No ano de 2010, Alexandre passou a integrar o time de colunistas da rádio Band News FM e no mês de março de 2012 foi anunciada sua contratação pela Fox para a apresentação de um programa semanal sobre pets no canal de TV a cabo Nat Geo. Alexandre Rossi é formado em Zootecnia e mestre em Psicologia pela USP, especializou-se em Comportamento Animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Alexandre começou a adestrar aos seis anos de idade, treinando os peixes de seu aquário e nunca mais parou. Trabalhou com animais em diversos países como Austrália, Tailândia, África do Sul, Irlanda, Portugal e EUA. Também está a frente da Organização Cão Cidadão, empresa que oferece serviços de adestramento e consultas comportamentais em domicílio, além de treinar animais para filmes e propagandas.

 

Viviane Cabral

Advogada
Especialista em Gestão Ambiental e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo
Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo
Mestranda em Política e Gestão Governamental pela Universidade Lusófona de Lisboa
À frente do Núcleo Jurídico de Fauna do Gabinete do Deputado Federal Ricardo Tripoli, é responsável pela elaboração de politicas públicas e projetos de lei de cunho ambiental e de defesa animal
Foi advogada na Industria Niasi SA, Professora de Direito Processual Penal no Prima Cursos Jurídicos e Advogada na Câmara Municipal de São Paulo
Consultora convidada, elaborou em co-autoria, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos do Estado de São Paulo, o Programa de Prevenção de Mordeduras e foi revisora do Manual de Vigilância de Zoonoses e Manejo de Equídeos do Estado de São Paulo, todos publicados no Boletim Epidemiológico Paulista – BEPA, da Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD, da Secretaria Estadual da Saúde
Em 2000, como Diretora Jurídica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, ajuizou a Ação Civil Pública Ambiental contra a Prefeitura de São Paulo, que culminou na desativação das câmaras de descompressão do Centro de Controle de Zoonoses e na reestruturação das ações preventivas de vigilância epidemiológica e bem-estar animal do Município paulistano.

 

Luis Claudio B. Luccas

Médico Veterinário, formado na Universidade de São Paulo USP em 1985.
• Pós Graduação de Marketing pela ESPM 1995
• MBA Internacional pela Fundação Getúlio Vargas & Ohio University 2006
• Diversos Cursos de Especialização no Brasil e Exterior
Especializado em Marketing e Operações tendo ocupado posições de direção no Brasil e no exterior de diferentes empresas nacionais e estrangeiras. Profundo conhecedor do segmento pet nacional e latino-americano.
Até Janeiro de 2015, atuava como Diretor Regional para América Latina, Austrália e Nova Zelândia da Merial (fabricante de Frontline®), empresa do grupo SANOFI. Atualmente presta serviços de consultoria na área de Saúde Animal e Marketing a empresas do Brasil e exterior.
Fundador e ex-Presidente da Comissão de Animais de Companhia (COMAC) ligada ao SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, atualmente uma das mais relevantes entidades de análise do setor pet brasileiro.
Palestrante em encontros e diversos eventos nacionais e internacionais entre os quais WSAVA, CONPAVEPA (Brasil), CONGRESO de LEON (México) e CONGRESO Intermédica (Argentina)
Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Clinicas e Pet Shops desenvolvido pela FIA/FEA-USP (2009)

 

Professores Internacionais

Marina Snitcofsky (Argentina)

Médica Veterinária (Diplomada com mérito) pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Buenos Aires.  Especializada em Etologia Clínica, Comportamento Animal e Neurociências.  Diplomada em Medicina Interna de Caninos e Felinos pela Universidade das Américas.  Diplomada em Etologia Clínica pelo Colégio Latino-Americano de Etologia Veterinária.  Doutora em Neurociências pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Buenos Aires.  Mestranda em Psiconeuroimunoendocrinologia na Universidade de Favaloro.  Professora Adjunta na Escola de Veterinária na Universidade del Salvador.  Assessora em Sanidade e Bem-estar Animal dos Animais de Experimentação do IBCN – Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires.  Clínica Veterinária Autônoma especializada em Etologia Clínica, medicina do comportamento.

 

Gonçalo da Graça Pereira (Portugal)

Médico Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado em Etologia Clínica e Bem-estar Animal pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid. Diplomado pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento, Doutorando em Ciências Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Professor de Comportamento, Bem-estar e Proteção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Presidente da PsiAnimal- Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal e Vice-Presidente da European Society of Veterinary Clinical Ethology.

 

Alessandro Cozzi (Itália)

Médico Veterinário formado pela Universidade de Pisa.  Mestre em Comportamento de Animais de Companhia pela mesma Universidade.  Doutor em Fisiologia Equina, com tese sobre o comportamento social do cavalo e da gestão de conflitos nessa espécie.  Trabalha no Instituto de Pesquisa em Semioquímica Etologia Aplicada – IRSEA, França – desenvolvendo o papel de Diretor do Departamento de Ciências Clínica do Instituto desde 2010.  É professor dos cursos de Mestrado em Etologia dos Animais de Companhia e em Medicina do Comportamento de Animais de Companhia da Universidade de Pisa (sobre o comportamento do cavalo e sobre feromonioterapia).  É autor de diversas publicações científicas e palestrante em eventos sobre comportamento animal em diferentes espécies.  Sua principal área de pesquisa é sobre a relação entre o comportamento animal, a fisiologia animal e a semioquímica fundamental e aplicada.

 

Rúben Eduardo Mentzel (Argentina)

Médico Veterinário pela Universidade de Buenos Aires e docente pela mesma Universidade, com certificação em Etologia Clínica pela Universidade Juan Augustín Maza e pelo Colégio Latino-Americano de Etologia Clínica Veterinária.  Especialista em Clínica e Etologia de Caninos e Felinos – Colégio de Veterinários da Província de Buenos Aires.  Especialista em Docência Universitária pela Universidade de Buenos Aires.  Professor Titular de Etologia e Práticas Profissionais com Orientação – Universidade Juan Agustín Maza e Universidade Del Salvador.  Docente de Pós-graduação.  Assessor em Terapias Assistidas com Animais de Diretoria de Saúde Mental de Buenos Aires.  Presidente e fundador do Colegio Latino-Americano de Etologia Clínica Veterinária (CLECVe).  Membro Fundador da Associação Veterinária Latino-Americana de Zoopsiquiatria (AVLZ).

 

Marta Amat (Espanha)

Formou-se em Medicina Veterinária na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) onde também cursou o Mestrado em Ciências dos Alimentos e Investigação Veterinária.  Doutora pela mesma Universidade.  Diplomada pelo Colégio Europeu de Bem-estar Animal e Medicina do Comportamento (ECAWBM).  Chefe do serviço de Etologia Clínica do Hospital clínico Veterinário da UAB e pesquisadora do Departamento de Ciência Animal e dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da UAB nos temas de comportamento e bem-estar animal.

 

Néstor Calderón (Colômbia)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de La Salle.  Diplomado em Medicina, Cirurgia e Zootecnia de Cães e Gatos pela Universidade Nacional Autônoma do México; em Metodologias de Auto-formação (Universidad del Valle) e em Didática Universitária (Universidad Jorge Tadeo Lozano).  Especialista em Bioética pela Universidad El Bosque.  Especialista em Medicina Homeopática (Asociación Medica Homeopática Argentina/ Fundación Instituto Colombiano de Homeopatía “Luiz G. Páez).  Certificado em Bem-estar Animal pelo Cambridge e-Learning Institute.    Docente Universitário de Etologia, Bioética e Bem-estar Animal.  Foi consultor da WSPA, atual World Animal Protection, na América do Sul entre 2000 e 2011.  Atua como Coordenador Técnico do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal – ITEC.

 

Patrick Pageat (França)

Médico veterinário formado na Escola Nacional de Veterinária de Lyon (França).  Mestre em Entomologia e Fisiologia de Insetos.  Possui Pós-doutorado pelo Museu de História Natural da França.  Criou o serviço de Consultas de Medicina Comportamental da Escola Nacional de Veterinária de Lyon e, em seguida, na Escola Nacional de Veterinária de Maisons Alfort, com o apoio do Professor Moraillon.  Publicou o livro “Pathologie du Comportement du Chien” (Patologias do Comportamento Canino).  É um dos fundadores do atual European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM) e um dos fundadores do atual Institut de Recherche en Sémiochimie et Ethologie Appliquée (IRSEA). Professor Associado em Etologia Aplicada e Bem-estar Animal na E.I. Purpan e Professor Convidado das Faculdade de Veterinária de Barcelona e Pisa.