Palestra em comemoração ao Dia do Enfermeiro

Data: Segunda-feira, 12 de maio

Local: Centro Cultural

Público: todos os alunos do Curso de Enfermagem.

Tema da palestra: Humanização do parto e suas vertentes. Residência obstétrica: relato de experiência.

Palestrantes:  Natalia Teodoro Luqueta e Juliana de Jesus Souza, duas Enfermeiras que fazem Residência em Enfermagem Obstétrica na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.

Breve resumo sobre o tema:

” O termo humanização refere-se ao questionamento às práticas de saúde excessivamente intervencionista (WEI, 2007). Este termo vem sendo utilizado, na assistência ao parto com o objetivo de recuperar o parto como evento familiar e natural e unindo os benefícios das evidências científicas modernas.

A humanização da assistência ao parto implica a atuação dos profissionais que atendem a parturiente respeitando os aspectos de sua fisiologia, sem intervenções desnecessárias, levando em consideração os aspectos sociais e culturais que envolvem o parto e o nascimento. Também envolve o suporte emocional necessário à mulher e sua família, facilitando a formação dos laços afetivos familiares e o vínculo mãe-bebê (DIAS, 2005). “

por Prof. Eliane