Equoterapia

O projeto teve início em 2002, e já no ano seguinte passou a ter como sede a Fazenda Escola da UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos, em São João da Boa Vista.

Desde então, o projeto presta um serviço à comunidade, tendo atendido cerca de 150 praticantes da cidade e de toda a região.  No ano de 2016 estamos atendendo a 34 praticantes. Assim, todos ganham, os alunos vivenciam na prática o que aprendem na sala de aula e a comunidade ganha em trabalho sério e de excelência.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

De acordo com especialistas, entre as melhoras relatadas pelos pacientes podemos apontar progressos na lateralidade, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, raciocínio e principalmente na esfera social, que é quando a prática contribui para diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, diminuir antipatias e construir amizades.

Para a parte acadêmica, é durante a prática da equoterapia, que os universitários dos Cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária e Pedagogia podem realizar estágios, tendo a oportunidade de desenvolver competências e habilidades em diferentes áreas do saber.

O aluno do Curso de Pedagogia trabalham a inclusão de alunos com deficiência, acompanham o desenvolvimento das crianças e a importância do brinquedo para a evolução afetiva e social.

O aluno de Veterinária tem a possibilidade de ver o cavalo como instrumento da prática, avaliando suas condições físicas e emocionais para que cada praticante possa aproveitar melhor da terapia.

O aluno de fisioterapia tem a possibilidade de ampliar sua atuação usando a equoterapia como mais uma terapia que aumente as possibilidades de melhora do seu paciente.

Temos ainda uma sala de estimulação para problemas neurológicos e pedagógicos.

O centro de equoterapia da UNIFEOB também trabalha com voluntários que podem ser de outros cursos ou mesmo da comunidade!

Nossas pratícas acontecem de terças aos sábados todas as manhãs.

Entre em contato conosco pelo tel. 19 36343238 e saiba mais sobre vagas para a prática ou para ser um voluntário.