Medicina Veterinária

O curso

O curso de Medicina Veterinária visa desenvolver competências e habilidades específicas e atitudinais necessárias para o exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. O projeto pedagógico permite ao aluno o contato com atividades práticas desde o primeiro módulo, mostrando a aplicabilidade do referencial teórico ao aluno. A UNIFEOB tem com o objetivo de formar Médicos Veterinários generalistas, aptos a atuar em vários segmentos da profissão preocupados com a sociedade e meio em que vivem. Além das grandes áreas de ciências humanas e ciências biológicas e da saúde, o curso abrange a ciências da Medicina Veterinária, incluindo zootecnia e produção animal, saúde animal (propedêutica, clínica médica e cirúrgica), medicina veterinária preventiva e saúde pública.

botao_pagina_cursos

Por que estudar na UNIFEOB?

Curso Estrelado pelo Guia do Estudante!

Com 28 anos de tradição, o Curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB- São João da Boa Vista-SP já formou mais de 1000 veterinários e vem registrando alta empregabilidade com profissionais de alto nível no mercado de trabalho, ocupando cargos de ponta no setor.

No decorrer dos cinco anos de graduação (10 módulos), o curso oferece atividades integradas durante todo o dia, sendo que nos quatro primeiros módulos, as aulas são concentradas em um período. Nos horários vagos o aluno pode desenvolver atividades pedagógicas complementares no Hospital Veterinário e Fazenda Escola UNIFEOB, aproximando assim o estudante das atividades práticas desenvolvidas na profissão desde o início do Curso.

Nos demais módulos as atividades acadêmicas são desenvolvidas em período integral, combinando matutino e vespertino. O Centro de Atendimento Universitário Veterinário, Hospital Veterinário Vicente Borelli, – há 25 anos atende a comunidade de São João e Região. O Centro conta com equipe de profissionais qualificados excelente estrutura física, idealizada para o aprendizado e exercício da medicina veterinária.

O O Centro de Atendimento Universitário Veterinário (HOVET), possui além do atendimento voltado à saúde animal, programas voltados à saúde pública, desenvolvidos ao longo do ano em parceria com a USPA (União Sanjoanense de Proteção dos Animais) e Centro de Controle de Zoonoses do município. Projetos desenvolvidos no HOVET: campanha de vacinação antirrábica e posto permanente de vacinação, projeto de castração (Veterinária Comunitária), atendimento clínico à população carente (Veterinária Solidária) e projeto Pangaré, todos com a participação dos discentes e docentes.

Vinculado ao Curso de Medicina Veterinária está o programa de aprimoramento em medicina veterinária reconhecido pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Diferenciais do curso

O curso de Medicina Veterinária foi criado há 27 anos e visa desenvolver competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. O projeto pedagógico permite ao aluno o contato com atividades práticas desde o primeiro módulo, mostrando a aplicabilidade do referencial teórico ao aluno. A UNIFEOB tem com o objetivo de formar Médicos Veterinários generalistas, aptos a atuar em vários segmentos da profissão preocupados com a sociedade e meio em que vivem. Durante os quatro primeiros módulos, as aulas são concentradas no período vespertino ou matutino, o que possibilita ao aluno, desenvolver atividades pedagógicas complementares no Hospital Veterinário e Fazenda Escola UNIFEOB. A carga horária de atividades complementares obrigatórias e não obrigatórias feitas pelo aluno durante o curso são incorporadas ao histórico escolar. Através do Encontro Acadêmico de Produção Científica, os estudantes de Medicina Veterinária são estimulados a participar de programas de Iniciação Científica e projetos de pesquisa fomentados pela FAPESP e CNPq, projetos em parcerias com a USP, UNESP e EMBRAPA que contribuem para alto índice de aprovação dos nossos alunos nos principais programas de pós-graduação do País.

*Algumas disciplinas podem ser em EaD

Coordenador

ANA FLÁVIA DE CARVALHO

  Possui graduação em Medicina Veterinária - Faculdades Integradas da Fundação de Ensino Octávio Bastos (1991), mestrado em Zootecnia pela FZEA-USP (1997) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela FMVZ-USP (2000). Especialista em Biologia do Desenvolvimento e Células-tronco pela USP (2007) e em Anatomia Humana e Comparada pela USP (2006). Atualmente é professora titular e pesquisadora no Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos vinculada ao curso de Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em histofisiologia da reprodução animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, histologia, biologia celular, embriologia e patologia. Possui pesquisas nas áreas de placenta, células-tronco placentárias, histologia e animais silvestres. É responsável e coordenadora do CECRIMPAS - Centro de Criação, Multiplicação e Pesquisa em Animais Silvestres da UNIFEOB credenciado pelo IBAMA. Presidente da Comissão de Pesquisa, Membro da Comissão de Ética Animal e Humana, membro do Conselho de Pesquisa e Extensão, Avaliadora do MEC INEP - SINAES e coordenadora Institucional do programa Ciências Sem Fronteiras. Atua em atividades de pesquisa como colaboradora em diferentes Centros de Referência. Atualmente é coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB, mandatos de 08/2009 a 08/2011 - 08/2011 a 08/2013 e 2013 a 2016, é professora das disciplinas de citologia e embriologia e histologia. 



Tem interesse nesse curso?

Preencha o formulário abaixo.