Logística (EaD)

O curso

A área de Logística assumiu um importante papel na estratégia competitiva das organizações, não somente pela necessidade de otimização de tecnologias, produtos e pessoas, mas também como meio de diferenciação dos níveis de serviços oferecidos em mercados globalizados e extremamente competitivos.

Devido à importância estratégica que essa área vem assumindo, a UNIFEOB organizou o curso de Logística com o objetivo de formar profissionais com competências para planejar, operacionalizar, avaliar e controlar todas as atividades de armazenamento, distribuição, transportes, custos, comunicações e logística interna e externa, nos mais variados segmentos empresariais de bens e serviços, varejistas ou atacadistas.

botao_pagina_cursos

Por que estudar na UNIFEOB?

As disciplinas oferecidas e as atividades programadas no curso, como palestras e visitas técnicas, possibilitam a aquisição de sólidos conhecimentos teóricos e a vivência da prática profissional, promovendo a discussão e a reflexão sobre temas fundamentais, entre os quais, custos logísticos e logística reversa. São também desenvolvidos projetos que viabilizam soluções para situações reais, identificadas no dia a dia do setor.

 

Diferenciais do curso

A UNIFEOB sempre atenta às transformações do mundo contemporâneo, principalmente no mundo do trabalho, desenvolve em seus cursos um projeto integrado de formação por competências.

Mas o que vem a ser “formação por competências”? É uma proposta de educação que visa promover, com efetividade, as aprendizagens necessárias que assegurem, ao futuro profissional, flexibilidade para enfrentar situações concretas de trabalho, com maior autonomia, capacidade de resolver novos problemas e comportamento empreendedor, garantindo, assim, uma maior empregabilidade.

Os professores e coordenadores dos cursos organizam os currículos e projetos traduzindo as competências profissionais em competências educacionais, acrescentando estratégias pedagógicas para uma aprendizagem mais fundamentada e significativa. Isso significa proporcionar aos alunos o aumento de suas potencialidades e a oportunidade de trabalhar com situações-problema, desenvolvendo capacidades relativas à cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, etc. Com essas estratégias, espera-se que os alunos possam expandir sua vivência profissional, adquirindo condições mais favoráveis para se adaptarem à dinâmica da sociedade e às exigências do mercado de trabalho.

OS DIFERENCIAIS:

– Ao contrário dos currículos tradicionais, de visão meramente conteudista e de “transmissão de informações”, a formação por competências privilegia a organização curricular modular, flexível e contextualizada, sintonizada com o mundo do trabalho. Em vez de se partir de conteúdos já existentes, parte-se de situações concretas, recorrendo-se às disciplinas (unidades de estudo) na medida das necessidades requeridas por essas situações.

– Organização modular: os módulos são estruturados a partir das competências que se pretende que o aluno desenvolva para atender a funções específicas do mundo do trabalho;

– Características como interdisciplinaridade – conexão entre os conteúdos, e multidisciplinaridade – repertório maior de conteúdos na formação do aluno, o que permite uma compreensão menos fragmentada e parcial dos cenários complexos em que irá atuar;

– Ênfase na prática profissional utilizando, como estratégias, estudos de casos, jogos de empresas, visitas técnicas, trabalhos de campo e projetos interdisciplinares, que favorecem a integração com a comunidade, o desenvolvimento da responsabilidade social e a capacidade empreendedora dos alunos;

– Possibilidade de integração entre cursos pertencentes a áreas afins, o que amplia oportunidades de produção coletiva de conhecimentos e de tecnologias, além do aumento da rede de relacionamento (networking) e a oportunidade de exercitar os alunos na experiência de conviver em um ambiente de diversidade;

– Corpo docente formado por professores efetivamente atuantes no mercado de trabalho, capazes de compartilhar sua experiência profissional com os alunos;

– Inserção de unidades de estudo e/ou temas transversais que propiciam a formação humanística e o favorecimento de mudanças comportamentais – Ética, Liderança, Empreendedorismo, Sustentabilidade, entre outros;

– Avaliação da aprendizagem com caráter dinâmico e formativo – avaliação “transversal”, elaborada pelos docentes que contribuíram em um determinado módulo, para a formação das competências previstas no projeto do curso.

 

Os profissionais formados na UNIFEOB serão capazes de atuar como estrategistas, analistas e gestores logísticos diretamente na estrutura produtiva, com visão estratégica integrada dos negócios empresariais e enfoque na política de resultados, sob os aspectos sociais, materiais, financeiros e ambientais.

*Algumas disciplinas podem ser em EaD

 



Tem interesse nesse curso?

Preencha o formulário abaixo.