O curso

O graduado em Letras poderá, além de dedicar-se à docência no ensino de nível fundamental, médio ou superior e às atividades de pesquisa, vir a desempenhar outras funções na sociedade, como editoração, produção de textos, crítica literária, tradução e demais profissões que exigem conhecimento de línguas, além da prática em trabalhar com textos e conhecimento de culturas estrangeiras.

Além disso, o curso contribui para a consolidação da cultura geral do estudante.

Por que estudar na UNIFEOB?

O curso de Letras da UNIFEOB caracteriza-se por estabelecer uma reflexão crítica voltada para os fenômenos da linguagem em todas as suas manifestações.

Diferenciais do curso

A UNIFEOB sempre atenta às transformações do mundo contemporâneo, principalmente no mundo do trabalho, desenvolve em seus cursos um projeto integrado de formação por competências.

Mas o que vem a ser “formação por competências”? É uma proposta de educação que visa promover, com efetividade, as aprendizagens necessárias que assegurem, ao futuro profissional, flexibilidade para enfrentar situações concretas de trabalho, com maior autonomia, capacidade de resolver novos problemas e comportamento empreendedor, garantindo, assim, uma maior empregabilidade.

Os professores e coordenadores dos cursos organizam os currículos e projetos traduzindo as competências profissionais em competências educacionais, acrescentando estratégias pedagógicas para uma aprendizagem mais fundamentada e significativa. Isso significa proporcionar aos alunos o aumento de suas potencialidades e a oportunidade de trabalhar com situações-problema, desenvolvendo capacidades relativas à cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, etc. Com essas estratégias, espera-se que os alunos possam expandir sua vivência profissional, adquirindo condições mais favoráveis para se adaptarem à dinâmica da sociedade e às exigências do mercado de trabalho.

OS DIFERENCIAIS:

– Ao contrário dos currículos tradicionais, de visão meramente conteudista e de “transmissão de informações”, a formação por competências privilegia a organização curricular modular, flexível e contextualizada, sintonizada com o mundo do trabalho. Em vez de se partir de conteúdos já existentes, parte-se de situações concretas, recorrendo-se às disciplinas (unidades de estudo) na medida das necessidades requeridas por essas situações.

– Organização modular: os módulos são estruturados a partir das competências que se pretende que o aluno desenvolva para atender a funções específicas do mundo do trabalho;

– Características como interdisciplinaridade – conexão entre os conteúdos, e multidisciplinaridade – repertório maior de conteúdos na formação do aluno, o que permite uma compreensão menos fragmentada e parcial dos cenários complexos em que irá atuar;

– Ênfase na prática profissional utilizando, como estratégias, estudos de casos, jogos de empresas, visitas técnicas, trabalhos de campo e projetos interdisciplinares, que favorecem a integração com a comunidade, o desenvolvimento da responsabilidade social e a capacidade empreendedora dos alunos;

– Possibilidade de integração entre cursos pertencentes a áreas afins, o que amplia oportunidades de produção coletiva de conhecimentos e de tecnologias, além do aumento da rede de relacionamento (networking) e a oportunidade de exercitar os alunos na experiência de conviver em um ambiente de diversidade;

– Corpo docente formado por professores efetivamente atuantes no mercado de trabalho, capazes de compartilhar sua experiência profissional com os alunos;

– Inserção de unidades de estudo e/ou temas transversais que propiciam a formação humanística e o favorecimento de mudanças comportamentais – Ética, Liderança, Empreendedorismo, Sustentabilidade, entre outros;

– Avaliação da aprendizagem com caráter dinâmico e formativo – avaliação “transversal”, elaborada pelos docentes que contribuíram em um determinado módulo, para a formação das competências previstas no projeto do curso.

 

A grade curricular do curso de Letras da UNIFEOB, aliada à excelente qualificação do corpo docente, proporciona ao estudante embasamento teórico sólido e conhecimento das técnicas de leitura e produção de textos.

Confira aqui o Projeto Pedagógico

*Algumas disciplinas podem ser em EaD

Assista a uma aula demonstrativa:

 

Coordenador

MÁRCIA MARIZA BELLI

Mestrado em Educação (PUCCAMP), Especialização em Literatura Brasileira Fase Modernista (ISES), Especialização em Adminstração Escolar Gestão e Planejamento (ISES), Graduação em Pedagogia (FEOB), Graduação em Letras (FEOB)

1º MÓDULO

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

DIDÁTICA

ESTUDO DOS GÊNEROS LÍRICO, ÉPICO E DRAMÁTICO

FONÉTICA E FONOLOGIA

HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS

2º MÓDULO

ANÁLISE DE TEXTO NARRATIVOS: CONTO, NOVELA E ROMANCE

ESTUDOS DO LETRAMENTO

METODOLOGIA CIENTÍFICA

MORFOLOGIA

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

3º MÓDULO

FUNDAMENTOS DA LITERATURA: DO BRASIL-COLÔNIA AO ARCADISMO

LINGUÍSTICA TEXTUAL

LITERATURA INFANTO JUVENIL

MORFOSSINTAXE

SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

4º MÓDULO

ESTÉTICA DO ROMANTISMO E DO REALISMO

LITERATURA E SOCIEDADE

PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

PSICOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM

SINTAXE

5º MÓDULO

ANÁLISE DO DISCURSO

LÍNGUA E LITERATURA: DA IDADE MÉDIA PORTUGUESA AO CLASSICISMO

PESQUISA EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS I

PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA

SEMÂNTICA

TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO FINAL DO SÉCULO XIX

6º MÓDULO

GRAMÁTICA : TEORIA, ANÁLISE E ENSINO

LIBRAS

MODERNISMO E MODERNIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA

PESQUISA EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS II

PRÁTICA DE ENSINO EM PORTUGUÊS

SOCIOLINGUÍSTICA

VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPEIAS: AUTORES, OBRAS E DESDOBRAMENTOS



Tem interesse nesse curso?

Preencha o formulário abaixo.