Gestão de Recursos Humanos (EaD)

O curso

O gestor de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal.

É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

Este profissional elabora e analisa planos estratégicos operacionais para os setores de segurança do trabalho, cargos e salários, políticas de benefícios, recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho.

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Por que estudar na UNIFEOB?

O curso Superior em Gestão de Recursos Humanos da UNIFEOB foi planejado para desenvolver profissionais de alto desempenho. Os alunos do curso de Gestão em Recursos Humanos terão a possibilidade de construir o conhecimento junto a professores que atuam no mercado e que lhes oferecerão instrumentos para entrarem com as competências necessárias no mundo do trabalho.

 

Diferenciais do curso

A UNIFEOB sempre atenta às transformações do mundo contemporâneo, principalmente no mundo do trabalho, desenvolve em seus cursos um projeto integrado de formação por competências.

Mas o que vem a ser “formação por competências”? É uma proposta de educação que visa promover, com efetividade, as aprendizagens necessárias que assegurem, ao futuro profissional, flexibilidade para enfrentar situações concretas de trabalho, com maior autonomia, capacidade de resolver novos problemas e comportamento empreendedor, garantindo, assim, uma maior empregabilidade.

Os professores e coordenadores dos cursos organizam os currículos e projetos traduzindo as competências profissionais em competências educacionais, acrescentando estratégias pedagógicas para uma aprendizagem mais fundamentada e significativa. Isso significa proporcionar aos alunos o aumento de suas potencialidades e a oportunidade de trabalhar com situações-problema, desenvolvendo capacidades relativas à cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, etc. Com essas estratégias, espera-se que os alunos possam expandir sua vivência profissional, adquirindo condições mais favoráveis para se adaptarem à dinâmica da sociedade e às exigências do mercado de trabalho.

OS DIFERENCIAIS:

– Ao contrário dos currículos tradicionais, de visão meramente conteudista e de “transmissão de informações”, a formação por competências privilegia a organização curricular modular, flexível e contextualizada, sintonizada com o mundo do trabalho. Em vez de se partir de conteúdos já existentes, parte-se de situações concretas, recorrendo-se às disciplinas (unidades de estudo) na medida das necessidades requeridas por essas situações.

– Organização modular: os módulos são estruturados a partir das competências que se pretende que o aluno desenvolva para atender a funções específicas do mundo do trabalho;

– Características como interdisciplinaridade – conexão entre os conteúdos, e multidisciplinaridade – repertório maior de conteúdos na formação do aluno, o que permite uma compreensão menos fragmentada e parcial dos cenários complexos em que irá atuar;

– Ênfase na prática profissional utilizando, como estratégias, estudos de casos, jogos de empresas, visitas técnicas, trabalhos de campo e projetos interdisciplinares, que favorecem a integração com a comunidade, o desenvolvimento da responsabilidade social e a capacidade empreendedora dos alunos;

– Possibilidade de integração entre cursos pertencentes a áreas afins, o que amplia oportunidades de produção coletiva de conhecimentos e de tecnologias, além do aumento da rede de relacionamento (networking) e a oportunidade de exercitar os alunos na experiência de conviver em um ambiente de diversidade;

– Corpo docente formado por professores efetivamente atuantes no mercado de trabalho, capazes de compartilhar sua experiência profissional com os alunos;

– Inserção de unidades de estudo e/ou temas transversais que propiciam a formação humanística e o favorecimento de mudanças comportamentais – Ética, Liderança, Empreendedorismo, Sustentabilidade, entre outros;

– Avaliação da aprendizagem com caráter dinâmico e formativo – avaliação “transversal”, elaborada pelos docentes que contribuíram em um determinado módulo, para a formação das competências previstas no projeto do curso.

 

Sua organização curricular privilegia a formação multifuncional de seus alunos para que estejam aptos a planejar, executar e avaliar ações estratégicas, estabelecendo relações dinâmicas e integradas entre as múltiplas funções de uma organização, gerenciando processos, pessoas e talentos nas relações de trabalho, orientados à gestão de negócios por resultados.

*Algumas disciplinas podem ser em EaD



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