Engenharia Civil

O curso

O curso de Engenharia Civil da UNIFEOB é estruturado para a formação de profissionais generalistas que atuarão como Engenheiros Civis, oferecendo formação complementar capaz de fornecer os subsídios necessários à atuação interdisciplinar do profissional nas áreas de docência, administração, pesquisa, entre outros.

Desde a criação da primeira escola de Engenharia Civil, cabe aos engenheiros o conhecimento das ciências relevantes para projetos, o que resulta em um aprendizado constante durante toda a sua carreira.

Pode-se dizer que esta é a ciência que visa adquirir e aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, das quais podemos destacar: materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, dentre outros.

botao_pagina_cursos

Porque estudar na UNIFEOB?

O curso de Engenharia Civil da UNIFEOB alia teoria e pratica, preparando o aluno para o mercado de trabalho. Além disso, trata-se de um curso inovador na área de Engenharia Civil, por ser modular e baseado na formação por competências. Desta forma, além do conteúdo acadêmico, o aluno é preparado para desenvolver as consciências ética e de responsabilidade social, bem como o comprometimento com a sustentabilidade em seu meio de atuação.

Diferenciais do curso

O curso foi estruturado no sistema modular para que o aluno tenha seu aprendizado com base na formação por competências.

A formação por competências é uma proposta de educação que visa desenvolver a capacidade de utilizar conhecimento alinhado com habilidades e capacidades pessoais e sociais, para que se possa acompanhar a constante evolução e necessidades que vêm ocorrendo no  mercado do trabalho, o qual necessita de profissionais que estejam aptos a realizar suas tarefas, unindo conhecimento, habilidades e atitudes, na busca resultados.

Para que seja possível esta formação, o curso é estruturado em dez temas transversais, onde desde o primeiro tema, o aluno já desenvolve conteúdos básicos, específicos e profissionalizantes (inter-relacionados) que unidos a formação por competência geram sustentação à sua formação profissional, o que o diferencia de outros cursos tradicionais, que focam nos primeiros anos somente em conteúdos básicos de calculo.

Como resultado, tem-se um melhor aproveitamento do curso, pois o conteúdo básico ministrado é diretamente aplicado nos conteúdos profissionalizantes e específicos dentro do mesmo módulo estudado.

 

 

Coordenador

REINALDO WASHINGTON MORAES

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). Pós-graduado em Matemática. Possui diversas especializações Latu-sensu na Espanha e Itália. Mestre pela Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp (2011), na área de estruturas de madeira. Doutorando em engenharia civil com ênfase em estruturas pela FEC/UNICAMP. Atua na área de obras e projetos de engenharia desde sua formação atuando em diversos estados no Brasil, através empresa Moraes Projetos e Construções Ltda.



Tem interesse nesse curso?

Preencha o formulário abaixo.