O curso

O curso de Enfermagem da UNIFEOB contextualiza a teoria na prática vivenciada, o que proporciona uma formação de caráter generalista, interdisciplinar, humanista e crítica, centrada no estudante construtor de seu conhecimento. A graduação forma enfermeiros capazes de conhecer, interpretar e intervir no processo saúde-doença, comprometidos com a qualidade e a integralidade da assistência prestada e com a promoção da saúde.

Por que estudar na UNIFEOB?

Curso Estrelado pelo Guia do Estudante!

Os laboratórios da UNIFEOB são amplos e bem equipados e o acervo bibliográfico é permanentemente atualizado. A partir do 3º semestre do curso, os alunos ampliam sua formação com o cumprimento de estágios, por meio de convênios mantidos pela instituição tais como: Santa Casa Carolina Malheiros, Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro, Programa Saúde da Família, Lar dos idosos, creches e Ambulatório de Saúde Mental.

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Diferenciais do curso

A UNIFEOB sempre atenta às transformações do mundo contemporâneo, principalmente no mundo do trabalho, desenvolve em seus cursos um projeto integrado de formação por competências.

Mas o que vem a ser “formação por competências”? É uma proposta de educação que visa promover, com efetividade, as aprendizagens necessárias que assegurem, ao futuro profissional, flexibilidade para enfrentar situações concretas de trabalho, com maior autonomia, capacidade de resolver novos problemas e comportamento empreendedor, garantindo, assim, uma maior empregabilidade.

Os professores e coordenadores dos cursos organizam os currículos e projetos traduzindo as competências profissionais em competências educacionais, acrescentando estratégias pedagógicas para uma aprendizagem mais fundamentada e significativa. Isso significa proporcionar aos alunos o aumento de suas potencialidades e a oportunidade de trabalhar com situações-problema, desenvolvendo capacidades relativas à cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, etc. Com essas estratégias, espera-se que os alunos possam expandir sua vivência profissional, adquirindo condições mais favoráveis para se adaptarem à dinâmica da sociedade e às exigências do mercado de trabalho.

OS DIFERENCIAIS:

– Ao contrário dos currículos tradicionais, de visão meramente conteudista e de “transmissão de informações”, a formação por competências privilegia a organização curricular modular, flexível e contextualizada, sintonizada com o mundo do trabalho. Em vez de se partir de conteúdos já existentes, parte-se de situações concretas, recorrendo-se às disciplinas (unidades de estudo) na medida das necessidades requeridas por essas situações.

– Organização modular: os módulos são estruturados a partir das competências que se pretende que o aluno desenvolva para atender a funções específicas do mundo do trabalho;

– Características como interdisciplinaridade – conexão entre os conteúdos, e multidisciplinaridade – repertório maior de conteúdos na formação do aluno, o que permite uma compreensão menos fragmentada e parcial dos cenários complexos em que irá atuar;

– Ênfase na prática profissional utilizando, como estratégias, estudos de casos, jogos de empresas, visitas técnicas, trabalhos de campo e projetos interdisciplinares, que favorecem a integração com a comunidade, o desenvolvimento da responsabilidade social e a capacidade empreendedora dos alunos;

– Possibilidade de integração entre cursos pertencentes a áreas afins, o que amplia oportunidades de produção coletiva de conhecimentos e de tecnologias, além do aumento da rede de relacionamento (networking) e a oportunidade de exercitar os alunos na experiência de conviver em um ambiente de diversidade;

– Corpo docente formado por professores efetivamente atuantes no mercado de trabalho, capazes de compartilhar sua experiência profissional com os alunos;

– Inserção de unidades de estudo e/ou temas transversais que propiciam a formação humanística e o favorecimento de mudanças comportamentais – Ética, Liderança, Empreendedorismo, Sustentabilidade, entre outros;

– Avaliação da aprendizagem com caráter dinâmico e formativo – avaliação “transversal”, elaborada pelos docentes que contribuíram em um determinado módulo, para a formação das competências previstas no projeto do curso.

 

Esta ampla e diversificada oferta de estágios, somada ainda às possibilidades de participação extracurricular em Serviços de Assistência Domiciliar e em Projetos de Extensão fazem o diferencial do profissional que se forma na UNIFEOB.

*Algumas disciplinas podem ser em EaD

Assista a uma aula demonstrativa:

Coordenador

ELIANE TEREZINHA DE CASTRO MENDES

Especialista em Enfermagem (UNICAMP), Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde (ENSP), Especialização em Educação em Saúde Pública (UNAERP), Graduação em Enfermagem (USP)

1º MÓDULO

ANATOMIA, FISIOLOGIA E BIOFÍSICA, BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL – CONCEITUAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA INTEGRADAS AOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO E HEMATOPOIÉTICO

BIOSSEGURANÇA

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

PRÁTICA ASSISTIDA APLICADA AOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO E HEMATOPOIÉTICO

PRIMEIROS SOCORROS

PSICOLOGIA APLICADA

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA AOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO E HEMATOPOIÉTICO

2º MÓDULO

ANATOMIA, FISIOLOGIA E BIOFÍSICA, BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL – CONCEITUAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA INTEGRADAS AOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, GENITO-URINÁRIO, ENDÓCRINO E TEGUMENTAR.

ÉTICA E BIOÉTICA

EXAMES COMPLEMENTARES

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

PRÁTICA ASSISTIDA APLICADA AOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, ENDÓCRINO, TEGUMENTAR, GENITO-URINÁRIO E SAE.

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA AOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, GENITO-URINÁRIO ENDÓCRINO E TEGUMENTAR

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA

3º MÓDULO

ANATOMIA, FISIOLOGIA E BIOFÍSICA, BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL – CONCEITUAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA INTEGRADAS AOS SISTEMAS LOCOMOTOR E NERVOSO.

BIOQUÍMICA

EMBRIOLOGIA E GENÉTICA

ESTATÍSTICA

PATOLOGIA GERAL

PRÁTICA ASSISTIDA APLICADA AO CUIDADO COM O IDOSO

PRÁTICA ASSISTIDA APLICADA AO SISTEMA NERVOSO E SAÚDE MENTAL

PROCESSO DE CUIDAR DO IDOSO

SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA AO SISTEMA LOCOMOTOR E NERVOSO.

4º MÓDULO

ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA

FARMACOLOGIA

GESTÃO EM SAÚDE

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

PARASITOLOGIA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

PRÁTICA ASSISTIDA EM SAÚDE COLETIVA

PRÁTICA ASSISTIDA EM SAÚDE DA MULHER E DO RN

PROCESSO DE CUIDAR DA MULHER E DO RN

5º MÓDULO

ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO E DESINFECÇÃO

GERENCIAMENTO EM SAÚDE COLETIVA

METODOLOGIA CIENTÍFICA

PRATICA ASSISTIDA EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO E DESINFECÇÃO

PRATICA ASSISTIDA EM CUIDADOS AO ADULTO

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE

PROCESSO DE CUIDAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO

6º MÓDULO

CUIDADOS PALIATIVOS E CONTROLE DA DOR

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO

EMPREENDEDORISMO

EPIDEMIOLOGIA

GERENCIAMENTO EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

PRÁTICA ASSISTIDA EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA

PROCESSO DE CUIDAR DO PACIENTE CIRÚRGICO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA

7º MÓDULO

ESTÁGIO CURRICULAR EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA

ESTÁGIO CURRICULAR EM PRONTO SOCORRO

ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE COLETIVA

ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA

GERENCIAMENTO DE RISCO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

8º MÓDULO

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

ESTÁGIO CURRICULAR EM CLINICAS ESPECIALIZADAS

ESTÁGIO CURRICULAR EM CUIDADOS AO PACIENTE DE ALTO RISCO

ESTÁGIO CURRICULAR EM GERÊNCIA EM SERVIÇOS DE APOIO

ESTÁGIO CURRICULAR EM GERENCIAMENTO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA

ESTAGIO CURRICULAR EM GERENCIAMENTO EM SAÚDE COLETIVA

PROCESSO DE CUIDAR DO PACIENTE DE ALTO RISCO



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