Arquitetura e Urbanismo

O curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB é estruturado de modo a privilegiar práticas pedagógicas flexíveis e um modelo de formação profissional que favorece, não apenas os conhecimentos, mas também o desenvolvimento de competências, de habilidades e atitudes.

Assim, o curso de Arquitetura e Urbanismo estrutura-se de maneira a garantir a formação generalista de profissionais, oferecendo ao egresso a competência necessária para atuar e intervir na busca de qualidade de vida dos habitantes de assentamentos humanos e, além disso, gestar uma busca consciente de um desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído; valorizando e compreendendo a relevância das questões econômicas, sociais e culturais tanto da coletividade, como individualidade humana.

Clique aqui e confira os trabalhos dos alunos do curso.

Por que estudar na UNIFEOB?

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNIFEOB desenvolve a capacidade de enxergar a Arquitetura como um todo, com uma visão mais ampla e integrada que une desde os aspectos técnicos e formais, até os psicológicos, estéticos e éticos.

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Diferenciais do Curso

A UNIFEOB sempre atenta às transformações do mundo contemporâneo, principalmente no mundo do trabalho, desenvolve em seus cursos um projeto integrado de formação por competências.

Mas o que vem a ser “formação por competências”? É uma proposta de educação que visa promover, com efetividade, as aprendizagens necessárias que assegurem, ao futuro profissional, flexibilidade para enfrentar situações concretas de trabalho, com maior autonomia, capacidade de resolver novos problemas e comportamento empreendedor, garantindo, assim, uma maior empregabilidade.

Os professores e coordenadores dos cursos organizam os currículos e projetos traduzindo as competências profissionais em competências educacionais, acrescentando estratégias pedagógicas para uma aprendizagem mais fundamentada e significativa. Isso significa proporcionar aos alunos o aumento de suas potencialidades e a oportunidade de trabalhar com situações-problema, desenvolvendo capacidades relativas à cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, etc. Com essas estratégias, espera-se que os alunos possam expandir sua vivência profissional, adquirindo condições mais favoráveis para se adaptarem à dinâmica da sociedade e às exigências do mercado de trabalho.

OS DIFERENCIAIS:

– Ao contrário dos currículos tradicionais, de visão meramente conteudista e de “transmissão de informações”, a formação por competências privilegia a organização curricular modular, flexível e contextualizada, sintonizada com o mundo do trabalho. Em vez de se partir de conteúdos já existentes, parte-se de situações concretas, recorrendo-se às disciplinas (unidades de estudo) na medida das necessidades requeridas por essas situações.

– Organização modular: os módulos são estruturados a partir das competências que se pretende que o aluno desenvolva para atender a funções específicas do mundo do trabalho;

– Características como interdisciplinaridade – conexão entre os conteúdos, e multidisciplinaridade – repertório maior de conteúdos na formação do aluno, o que permite uma compreensão menos fragmentada e parcial dos cenários complexos em que irá atuar;

– Ênfase na prática profissional utilizando, como estratégias, estudos de casos, jogos de empresas, visitas técnicas, trabalhos de campo e projetos interdisciplinares, que favorecem a integração com a comunidade, o desenvolvimento da responsabilidade social e a capacidade empreendedora dos alunos;

– Possibilidade de integração entre cursos pertencentes a áreas afins, o que amplia oportunidades de produção coletiva de conhecimentos e de tecnologias, além do aumento da rede de relacionamento (networking) e a oportunidade de exercitar os alunos na experiência de conviver em um ambiente de diversidade;

– Corpo docente formado por professores efetivamente atuantes no mercado de trabalho, capazes de compartilhar sua experiência profissional com os alunos;

– Inserção de unidades de estudo e/ou temas transversais que propiciam a formação humanística e o favorecimento de mudanças comportamentais – Ética, Liderança, Empreendedorismo, Sustentabilidade, entre outros;

– Avaliação da aprendizagem com caráter dinâmico e formativo – avaliação “transversal”, elaborada pelos docentes que contribuíram em um determinado módulo, para a formação das competências previstas no projeto do curso.

 

Criatividade em alta, onde o aluno irá aprender a explorar ao máximo sua capacidade de criação, não somente nos projetos mas também em situações cotidianas;

Olhar diferenciado, onde a partir de um novo modo de olhar o mundo, ele entenderá, através de uma nova ótica, formas inovadoras de entender e propor soluções para cada uma das situações vividas;

Expressão, através de desenhos, escultura, maquetes. O futuro arquiteto conseguirá se expressar e propor, aos olhos leigos da sociedade, soluções que certamente através da comunicação usual não conseguiria, ou seja, o futuro arquiteto conseguirá se expressar de forma diferenciada no mercado de trabalho;

Como na arquitetura se trabalha com atividades práticas desde o início do curso, além de treinar na prática todas as competências, o aluno também começará a entender, administrar e praticar o trabalho em equipe, situação cada vez mais comum  e exigida no mercado de trabalho.

Ou seja, o arquiteto que estará se formando, não somente começará a entender o mundo de forma diferente como também propor soluções diferenciadas. Assim, conseguirá entender a real importância de sua formação e profissão.

Na UNIFEOB, irá desenvolver habilidades criativas, artísticas, técnicas de execução de projetos e organização de espaços, amparado por uma profunda base de conhecimento histórico, socioeconômico, cultural e consciência ambiental.

O novo profissional será capaz de projetar, supervisionar e executar casas, edifícios e estabelecimentos comerciais, planejar e implantar parques, praças e outros espaços, organizar ambientes e contribuir para o desenvolvimento das cidades e o aumento da qualidade de vida da população.

 

Coordenador

RICARDO JOSÉ ALEXANDRE SIMON CIACO

Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP-SP em 1998. Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pelo IAU – USP São Carlos/SP em 2010 – dissertação: A Arquitetura no Processo de Humanização dos Ambientes Hospitalares.
Autor de diversos projetos arquitetônicos, urbanísticos e de revitalização em diversos setores de atividade nas regiões de São Paulo, Campinas e São João da Boa Vista, assim como envolvimento na execução destas obras projetadas.

1º MÓDULO

CULTURA E SOCIEDADE

DESENHO GEOMÉTRICO

DIÁLOGOS SOBRE ARQUITETURA

ESTUDO DE AMBIENTE

METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROJETO: PERCEPÇÃO

2º MÓDULO

CONFORTO AMBIENTAL ACÚSTICO E TÉRMICO

FENÔMENOS FÍSICOS

MATERIAIS CONSTRUTIVOS

PLÁSTICA

PROJETO: AMBIENTAÇÃO

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA ATÉ SÉCULO XVIII

3º MÓDULO

CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS

DESENHO ARQUITETÔNICO

HISTÓRIA DA ARTE

PROJETO: FORMA E ESPAÇO

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII AO XXI

TOPOGRAFIA

4º MÓDULO

ARQUITETURA E URBANISMO BRASILEIRO

COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA A ARQUITETURA

FUNDAMENTOS DO URBANISMO E A ANÁLISE URBANA

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

PROJETO: ESPAÇO E FORMA

5º MÓDULO

PENSAMENTO ARQUITETÔNICO CONTEMPORÂNEO

PLANEJAMENTO DE ASSENTAMENTOS URBANOS POPULARES

PROJETO: ARQUITETURA RESPONSÁVEL (CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL)

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS

6º MÓDULO

ILUMINAÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL

MODELAGEM AVANÇADA

PROJETO:ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA

PROJETOS DE PAISAGISMO

SISTEMAS ESTRUTURAIS: MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES

7º MÓDULO

DESENHO E SUSTENTABILIDADE URBANA

GEOPROCESSAMENTO

INFRAESTRUTURA URBANA

INSTALAÇÕES PREDIAIS: HIDRÁULICO E ELÉTRICA

PROJETO: COMPLEXIDADE

SISTEMAS ESTRUTURAIS: CONCRETO E AÇO

8º MÓDULO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TÉCNICAS RETROSPECTIVAS

PLANEJAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

PROJETO: VERTICALIDADE

SISTEMAS ESTRUTURAIS: MADEIRAS E ESTRUTURAS ALTERNATIVAS

TECNOLOGIAS COLABORATIVAS

9º MÓDULO

ARQUITETURA DE INTERIORES

DESENHO PARAMÉTRICO E FABRICAÇÃO DIGITAL

GERÊNCIA, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE OBRAS

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I (TFG)

10º MÓDULO

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II (TFG)



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