Instrumentação Cirúrgica

O Curso

O curso fundamenta-se na necessidade do desenvolvimento de ações transdisciplinares entre as áreas de conhecimento pertinentes a enfermagem e medicina no que tange a prática cirúrgica. Existe demanda no mercado de trabalho regional por profissionais especializados em Instrumentação cirúrgica.
O curso valer-se-á da Interdisciplinaridade a partir de aulas ministradas por professores de formação diversificada. Conhecimento do ambiente e contexto de saúde voltados ao paciente em situação cirúrgica. A vivência da prática e da teoria mediante a metodologia proposta resulta numa formação sólida e concreta no que diz respeito a conhecerem situações no ambiente real e desenvolverem atividades na prática hospitalar que proporcionam o enriquecimento e desenvolvimento da capacidade de criar e inovar a partir da própria prática do profissional em assistência à saúde, enfocando o cuidado seguro em todos os processos que envolvem a Instrumentação cirúrgica. Prática 30 horas durante a semana, a combinar com o professor.

Objetivo

  • Qualificar profissionais de enfermagem e demais áreas da saúde no exercício da assistência à instrumentalização do ato cirúrgico, desenvolvendo a competência técnico-científica na abordagem à saúde.
  • Capacitar profissionais da área de Enfermagem e demais áreas da saúde a atuar com competência e eficiência, considerando que essa problemática exige atualização do conhecimento e aplicação dos avanços científicos e tecnológicos.
  • Atualizar e aprimorar conhecimentos de profissionais de enfermagem e demais áreas da saúde em avanços tecnológicos na ação de instrumentalização cirúrgica, possibilitando a intervenção no processo com responsabilidade e com referenciais teórico-metodológicos afins.
  • Capacitar profissionais para conhecer os tempos cirúrgicos;
  • Reconhecer a importância da agilidade e presteza no ato de instrumentar a cirurgia;
  • Aprender a responsabilidade da conferência e controle adequado do material a ser utilizado;
  • Avaliar o quantitativo e qualitativo dos materiais a serem utilizados;
  • Aprender noções de controle de infecção hospitalar;
  • Aprender noções de esterilização e desinfecção de materiais.

Público-alvo

Estudantes e profissionais da área da saúde.

Pré-requisito

Ser formado ou estar cursando algum curso na área da saúde.

Coordenação

Eliane Mendes

Data, Horário e Local

20 e 27/08, 03, 10, 17 e 24/09, 01, 08, 15, 22 e 29/10 e 05/11.

Local:  Campus II

Inscrições

Até 15/08/2016

Campus I
Secretaria de Pós-graduação e Extensão
Rua Riachuelo, 571 – Centro
telefone: (19) 3634 3322 ou (19) 3634 3904
Contato: Ana Paula Alves

 

Campus II
Central de Relacionamento – Prédio C
Av. Dr. Octávio Bastos, 2439 – Jd Nova São João
telefone: (19) 3602 3500


Tem interesse nesse curso?

Preencha o formulário abaixo.