Musicalização no contexto infantil

O Curso

Partindo de uma pergunta simples: “O que é música?”, o tema se desenvolve mostrando os elementos básicos da música que interagem com o ser humano a partir de sua conscientização para percepção corporal, inclusive a percepção do silêncio como elemento primordial para que o som exista e seja música.
A partir deste primeiro enfoque, seguimos para o tema “respostas de índole musical”, que são respostas de quem está tomando consciência de um universo sonoro rico e próximo do ser humano. Com atividades ilustrativas que integram todos os participantes, o curso irá mostrar como acessar a escuta musical sensível e iniciar um desbloqueio das capacidades expressivas do ser humano, tornando o contato com a música algo cheio de prazer e produtivo, não meramente imitativo, mecânico, vazio.

Objetivo

Abordar o tema “Música na escola” integrando reflexões e atividades práticas que ilustram um possível caminho para que a música faça parte do cotidiano escolar de maneira efetiva, e não meramente figurativa. Resgatar nossa memória cultural através do trabalho de musicalizar as crianças a partir das cantigas brasileiras.

Público-alvo

Alunos e Professores da área de Letras.

Pré-requisito

Graduados, graduandos e profissionais da área.

Professor

Professora Mestre Francine Reis.

Data, Horário e Local

Em breve novas datas.

Local: Campus II

Inscrições

Campus I
Secretaria de Pós-graduação e Extensão
Rua Riachuelo, 571 – Centro
telefone: (19) 3634 3322 ou (19) 3634 3904
Contatos: Ana Paula Alves
Campus II
Central de Relacionamento – Prédio C
Av. Dr. Octávio Bastos, 2439 – Jd Nova São João
telefone: (19) 3602 3500


Tem interesse nesse curso?

Preencha o formulário abaixo.