Cuidados paliativos e controle da dor

O Curso

Todos os anos, milhões de pessoas no mundo vivem com alguma doença degenerativa e experimentam dor desnecessária e estress sendo incapazes de receber ou ter acesso aos cuidados que necessitam. Um atendimento altamente qualificado de Cuidados Paliativos e Controle da Dor objetiva conhecer a pessoa em sua totalidade, podendo e devendo oferecer-lhe respostas.
A filosofia desse modelo de cuidados paliativos e controle de dor assume uma postura de cuidar e cuidado, orientados a reconhecer o ser humano como unidade biopsicoafetivosocial espiritual e cultural. Não compartilha com o modelo que acolhe o objeto e não o sujeito, o corpo e não o espírito, a quantidade e não a qualidade, a causalidade e não a finalidade, a razão e não o sentimento, o determinismo e não a liberdade, a essência e não a existência.

Objetivo

Proporcionar subsídios aos estudantes, profissionais da área de saúde, voluntários e outros interessados, que favoreçam a prática voltada à assistência à pessoa que está enfrentando uma situação de ameaça crônica à sua vida, como acontece com as pessoas portadoras de câncer, AIDS e outras doenças degenerativas, bem como capacitar os seus familiares à prestação de cuidados, enfatizando a qualidade de vida e a dignidade do viver e do processo de morte e do morrer. O objetivo maior do Curso é a formação da conscientização pela necessidade de prestação de um cuidar mais humanizado, capaz de dar ao paciente mais vida aos seus dias e não mais dias à sua vida – possibilitando a ele o enfrentamento de sua doença ou sua morte com conforto e dignidade.

Alunos e profissionais da área da saúde.

Pré-requisito

Ensino superior completo ou em andamento.

Eliane de Castro Mendes e Mara Villas Boas de Carvalho

Data, Horário e Local