Cuidador de Idosos

O Curso

O envelhecimento populacional é uma das mais importantes mudanças demográfica e social observadas em quase todo o mundo. Esse fenômeno, inicialmente observado de forma lenta e progressiva em países desenvolvidos, passa a ocorrer com enorme velocidade em países em desenvolvimento. É, sem dúvida, a maior conquista social do século XXI. A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162-10, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”. É importante ressaltar que, a pessoa do cuidador também merece cuidado para poder cuidar bem do outro. O Curso de Cuidador de Idoso também abordará essa questão da manutenção da integridade física, mental e emocional do profissional.
O processo natural de envelhecimento é conhecido como senescência e as alterações associadas a alguma sobrecarga como doença, estresse ou acidentes que requeiram cuidados especializados denomina-se senilidade. Os problemas de saúde do idoso são heterogêneos, individualizados, crônicos, pode desenvolver a dependência parcial e/ou total do outro e repercutir na estrutura familiar. A presença de uma proporção cada vez maior de pessoas idosas na população e nas famílias que ainda estão na vida ativa, evidencia o papel do Cuidador. Tal situação requer equipe multiprofissional qualificada.
Em razão das informações expostas acima,oferecemos o curso de Cuidador de Idoso na Modalidade Formação inicial e Continuada de cuidadores, visando o melhor bem estar bio-psicoafetivo-social-espiritual e cultural do idoso, das famílias e do profissional.

Objetivo

Qualificar numa visão multiprofissional, multi/inter/transdisciplinar pessoas que concluíram o ensino fundamental para cuidar de idoso, com ou sem limitações para as atividades de vida diária (AVD), desenvolvendo com incentivo e motivação as suas habilidades e capacidades de relacionar com esta faixa etária, familiares e equipe envolvida de forma humanizada.

Desenvolver as habilidades de cuidado com idoso respeitando os aspectos físico, mental, social, espiritual, cultural e legal. Capacitar, também, o cuidador para o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe multiprofissional/multi/transdisciplinar que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

Público-alvo

Pessoas interessadas no tema.

Pré-requisito

Ensino fundamental completo.

Professor

Mara Carvalho

Data, Horário e Local

Em breve novas datas.

Local: Laboratório de enfermagem Campus II

Inscrições

Campus I
Secretaria de Pós-graduação e Extensão
Rua Riachuelo, 571 – Centro
telefone: (19) 3634 3322
Contatos: Ana Paula Alves e Letícia Almeida

 

Campus II
Conexão – Prédio B
Av. Dr. Octávio Bastos, 2439 – Jd Nova São João
telefone: (19) 3634 3212
Contatos: Margareth Pereira e Renan Lacerda